terça-feira, 24 de novembro de 2009

DIVIRTAM-SE! MAS, CUIDADO.

Dentre a lista do filmes mais locados nessa semana está “ANJOS E DEMÔNIOS”, baseado no livro de mesmo título do autor Dan Brown (aquele do “CÓDIGO DA VINCI”).
Acredito que muitos dos que leem esse texto, se não tiveram contato com o livro, tiveram com o filme.
Em relação ao filme, pelo ritmo e pela trama policial, prende-nos a atenção, por isso recomendo que o assistam ... mas, de um jeito diferente.
Deixo logo abaixo o link da primeira e a segunda partes de um documentário produzido por Simon Hartog para o canal 4 da BBC em 1993
com o nome de "BRASIL: BEYOND CITIZEN KANE" (MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE). Esse é um documentário sobre a política de telecomunicações no Brasil, com enfoque especial na história da formação da rede Globo e do poder do empresário Roberto Marinho.
Diferentemente do filme, esse documentário não tem um bom ritmo, mas revela a grande e verdadeira trama responsável por prender-nos a atenção e a capacidade crítica.

Para entender o que quero dizer assista ao documentário e perceba:
- quem financiou a rede Globo no início de suas operações?
- qual era a relação dessa emissora e de seu proprietário, Roberto Marinho, com os militares que comandaram o período de ditadura no Brasil, iniciado em 1964?
- como funciona o sistema de concessão de operação para emissoras de telecomunicação?

Antes ou após, assista “ANJOS E DEMÔNIOS” e se pergunte:
- sendo responsável por informações relevantes ou significativas para um grande número de pessoas, é possível manipular ou conduzir o modo como elas irão se comportar de maneira a se beneficiar disso? (pense no Camerlengo do filme e no Roberto Marinho na rede Globo.)
- como é possível fazer um discurso e ao mesmo tempo ter uma prática contrária? (recorde o discurso cristão, de fé e desapego do Vaticano, e o discurso democrático da rede Globo, comparados com as origens históricas e práticas reais dessas duas instituições.)
- quando são essas instituições, Vaticano e rede Globo, “ANJOS E DEMÔNIOS”?

Divirtam-se, mas não se deixem enganar.

http://www.youtube.com/watch?v=ZgAQWDyWVm8 PARTE 1

http://www.youtube.com/watch?v=T6AaQjCjCGM&feature=related PARTE 2

Rodrigo Mazzo Pelegrini